[Resenha] A Bailarina Fantasma – Socorro Acioli

Título: A Bailarina Fantasma
Autora: Socorro Acioli
Editora: Biruta
Ano de publicação: 2009
Número de páginas: 184
ISBN: 8578480406

.

a-BAILARINA-FANTASMA

.

Sinopse: O Theatro José de Alencar é um lugar mágico. Foi construído em 1908 e graças aos cuidados que tem recebido, ainda conserva a mesma beleza e encanto do dia de sua inauguração. Parece inacreditável que seja possível sentar nas mesmas cadeiras em que tantas pessoas estiveram há cem anos, quando a cidade recebeu de presente essa joia de arquitetura. Até hoje a empresa escocesa MacFarlane & CO, que forneceu o ferro para estrutura da sala de espetáculos, indica o Theatro José de Alencar como uma de suas obras mais bonitas, dentre tantas espalhadas pelo mundo. Além do material vindo da Escócia, a beleza desse teatro também conta com a obra de artistas plásticos, arquitetos e engenheiros brasileiros. Parece que os fantasmas gostam de teatros antigos. Com esse não é diferente. Há anos os funcionários e artistas que frequentam essa casa relatam histórias sobre uma bailarina jovem, bonita, quase transparente, que dança no palco pela madrugada, passeia pelos corredores e tenta fazer contato com alguém que não tenha medo do seu hálito gelado. A bailarina fantasma tem algo a dizer e uma história para contar. Sua vida se confunde com a vida dessa casa centenária. Só alguém com muita coragem será capaz de ouvir.

 .

Socorro-Acioli
A autora Socorro Acioli

 

.

Uma das experiências mais legais desse final de ano conturbado (pelo menos para mim está sendo) foi a leitura do livro A Bailarina Fantasma. O Blog Da Literatura está participando do Book Tour 2014 da obra e, quando chegou aqui em casa, lá pelo dia 14 de novembro, eu fiquei surpresa com a beleza da edição. Gente, o livro é realmente MUITO LINDO. A capa, as páginas, as imagens, tudo! Quando eu vi aquela foto do Theatro José de Alencar na segunda capa, fiquei curiosíssima para ler.

O texto é escrito em prosa e dividido em 3 atos, totalizando 21 capítulos. Achei bastante interessante essa característica da obra: é um romance que possui uma divisão comumente feita em textos teatrais, no entanto, como o espaço retratado é um teatro, existe essa mescla de atos e capítulos, tornando a obra bastante peculiar por esse motivo.

A história acontece em Fortaleza nos dias de hoje. Anabela é uma garota de 14 anos que mora com seu pai na casa mais antiga da cidade, na Travessa dos Anjos. Anabela é órfã de mãe. Esta falecera quando a menina tinha apenas 7 anos. Marcelo, pai de Anabela, era um arquiteto apaixonado pela profissão e especialista em construções do século XIX e XX. Um dia ele chega em casa com três notícias que mudaram a vida de Anabela completamente: 1. Marcelo fora contratado como um dos responsáveis pela reforma do Theatro José de Alencar, o mais antigo da cidade de Fortaleza. 2. Marcelo iria levar a filha todas as tardes ao teatro durante o período de obras e 3. Para marcar o início da reforma, haveria a apresentação do espetáculo Giselle e Marcelo fora convidado.

Naquela noite, Marcelo, Anabela e sua amiga, Luciana, foram ao teatro para assistir ao balé. Giselle era um balé lindo, romântico e trágico. As meninas estavam muito animadas com toda a magia teatral, principalmente Anabela, que não conseguia tirar os olhos das bailarinas. No entanto, uma das bailarinas chamou a sua atenção: era a única de tutu azul, enquanto as demais estavam de branco; dançava com mais leveza e separou-se do resto do grupo, dançando mais à frente, como se estivesse voando. Todos os espectadores estavam concentrados na apresentação, exceto Anabela que só conseguia olhar para a bailarina de tutu azul.

 

A bailarina azul continuava dançando. Voltou ao palco e acompanhou a dança das Willis novamente. E mais uma vez dançou sozinha, quando então olhou para a plateia e percebeu o olhar fixo e assustado de Anabela, acompanhando seus movimentos. A bailarina olhou para ela, olhou para trás, como se quisesse ter certeza de que aquela menina, a Anabela, estava de fato concentrada em sua coreografia. Da mesma forma, Anabela olhou para trás e, quando virou de volta, a bailarina estava bem na sua frente, assustadoramente branca, quase transparente, olhando nos olhos de Anabela e perguntando desesperada, repetidas vezes, com seu hálito gelado:
— Você me vê? Você me vê?

 

A partir daqui, a vida de Anabela toma um rumo inesperado. A bailarina é um fantasma e tem muito a dizer. Anabela, que não sabia que os mortos podiam voltar e conversar, fica com muito medo mas se torna amiga de Clara, a bailarina fantasma.

O livro vai se tornando cada vez mais interessante porque aqui nós lemos uma história dentro de outra história. Ou seja, o leitor vai conhecendo a vida de Clara e compreendendo o motivo de ela ter continuado no teatro. Eu, particularmente, fiquei encantada com a narrativa do passado de Clara, é a parte que mais me agradou na leitura do livro. A partir do que aconteceu com Clara em vida, que Anabela servira como uma intermediária, ela ajudará Clara a resolver um problema que ela não conseguira concluir antes de morrer. Clara possui um segredo muito importante e só conseguirá revelar através de Anabela.

O livro foi publicado pela Editora Biruta e já está na sua quarta reimpressão. A capa é linda, possui cores fortes como roxo, preto e branco e um desenho que nos remete a ornamentos arquitetônicos do século XIX. Adorei os detalhes e cores das páginas do livro: as páginas que iniciam um novo capítulo possuem as mesmas cores da capa e as da história são brancas. O que me chamou a atenção também é que a gramatura das folhas é diferente das que estamos acostumados a ler, isto é, as folhas são mais “grossas”. As imagens presentes na obra são espetaculares, de verdade. As fotos do Theatro José de Alencar parecem que carregam nos braços o leitor até à plateia e lhes permite “enxergar a história” mais de perto.

A Bailarina Fantasma é um livro envolvente que recomendo a todos que gostam de teatro e de histórias enternecedoras.

.

.

Book Trailer

.

.

assinatura ana karina

Comentários

Adicionar a favoritos link permanente.

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.