[Resenha] Amanhecer esmeralda – Ferréz

Título: Amanhecer esmeralda
Autor: Ferréz
Ilustrações: Rafael Antón
Edição:
Editora: DSOP
Ano de publicação: 2014
ISBN: 9788582760215

.

Livro cortesia da Editora DSOP, parceira do Blog da Literatura.

.

9788582760215

.

Sinopse: Manhã é uma menina pobre e sonhadora, como tantas que moram nos bairros afastados da cidade grande. Sua família é tão carente que às vezes ela vai para a escola sem comer nada, nem mesmo um pedacinho de pão. Mas um dia ela ganha um lindo presente, e então a esperança volta a iluminar sua vida. Amanhecer esmeralda é um conto de fadas contemporâneo, sem príncipes ou bruxas, mas com uma adorável personagem da vida real que de repente vê seu mundo se encher de cor e alegria.

.

Adicione no Skoob

.

Manhã é uma menina que vivia na periferia da cidade em uma casa feita artesanalmente pelo pai em que o único cômodo de alvenaria era o banheiro. A família de Manhã era bastante pobre, tanto que a menina ia à escola muitas vezes sem tomar o café da manhã, já que às vezes não tinha ao menos um pedacinho de pão. Havia aprendido a sonhar, mas também a pensar com os pés no chão. Quando imaginava sua vida como a da mãe, limpando a casa dos outros, uma tristeza tomava conta de seu corpo. E andava encolhida por causa disso.

Um dia acontece algo que muda a vida de Manhã para sempre: ela ganha um presente de seu professor, faz tranças no cabelo e descobre sua beleza negra, aprendendo a se valorizar. As atitudes da menina frente a essas mudanças acabam por contagiar seu pai, sua mãe, seus vizinhos e todos os lugares por que Manhã passa. É assim que, através de pequenos gestos, a realidade da favela em que Manhã e sua família vivem começa a se transformar.

.

amanhecer_05

.

A história de Amanhecer esmeralda é realmente encantadora! Quando recebi o livro não pude deixar de o ler no momento em que abri o envelope enviado pela editora. O enredo é bastante verossímil, as ilustrações são belíssimas e a linguagem é totalmente adequada ao público infantil a que se destina a obra. No entanto, acredito que o público mais adulto também consideraria Amanhecer esmeralda um bom livro já que este trabalha com questões relacionadas à pobreza, dificuldades, auto-estima e superação.

Essa edição da qual tive oportunidade de ler é novíssima, publicada nesse ano pela editora DSOP. Belíssimo trabalho da editora, do autor e do ilustrador.

Recomendo a leitura para crianças, pais e educadores. Acredito que é possível incluir a obra no planejamento do dia da Consciência Negra, já que a protagonista é afro-descendente e aprende a valorizar a sua “beleza de princesa africana”.

Boa leitura a todos!

.

.

assinatura ana karina

Comentários

Adicionar a favoritos link permanente.

Comente! Sua opinião é muito importante para nós.